Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

domingo, 18 de agosto de 2013

GREVE DA POLÍCIA CIVIL FAZ DELEGACIAS FECHAREM EM TODO O RIO GRANDE DO NORTE



A greve por tempo indeterminado dos agentes da Polícia Civil e dos funcionários do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) está prejudicando quem precisa resolver problemas relacionados à documentação, Boletim de Ocorrência, inquéritos policiais, investigações, perícias e outros serviços de competência das duas instituições, que disponibilizam apenas alguns tipos de flagrantes em todo o Estado.
Na semana passada, os grevistas realizaram manifestações na capital e em Mossoró, tentando sensibilizar o Governo a atender suas reivindicações. Em Mossoró, por exemplo, as Delegacias estão fechadas, se concentrando apenas o atendimento na sede da Delegacia Regional de Polícia Civil, localizada no Alto de São Manoel, onde também funciona o Plantão de Polícia.
A orientação de fechar as portas das delegacias partiu do próprio comando da Polícia Civil, para preservar a segurança dos delegados e da própria DP. "Com os policiais em greve fomos orientados a transferir o atendimento para a sede da DP Regional, uma vez que todos os agentes e escrivães estão parados e apenas o delegado fica no local, para não correr risco por parte da bandidagem, é mais prudente trancarmos as portas e retirar para um lugar seguro todas as coisas importantes", disse um delegado.
Para o delegado, mesmo transferindo o atendimento para a DP Regional, a população sai prejudicada, devido estarem suspensas todas as atividades, ficando apenas os flagrantes de homicídios e de estupro.
O delegado Roberto Moura, titular da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), disse que com a greve dos agentes e escrivães, 104 inquéritos policiais estão parados na especializada, por falta de pessoal para dar prosseguimento ao trabalho investigativo.
"Infelizmente a realidade é essa e contra a atual situação não podemos fazer nada. Só nos resta esperar que o movimento grevista termine para continuar a maratona de trabalho que já vínhamos desenvolvendo", destacou o delegado.
A reportagem do O Mossoroense apurou que atualmente em Mossoró existem 500 inquéritos parado nas delegacias. 

População reclama com a falta de serviços da Polícia Civil e Itep 

Desde que foi deflagrada a greve da Polícia Civil e Itep, o mais prejudicado com tudo isso é a população que fica sem os serviços básicos. Diante da situação, a população reclama pela falta dos serviços.
O caminhoneiro Marcos Aparecido Santos, natural e residente em Santa Catarina, teve seu caminhão violado pelos bandidos quando dormia em um posto de combustíveis na avenida Jeremias da Rocha. Os ladrões levaram seus pertences, documentos pessoais e do caminhão.
"Procurei uma DP para prestar queixa, mas não fui atendido sob alegação de greve. Para voltar ao meu Estado vou ter que mandar vir outro motorista da empresa, com a segunda via do documento do caminhão, porque sem documento do veículo e o meu não posso dirigir", disse.
O estudante Maxwell Dantas, residente na região do Alto Oeste potiguar, passou em um concurso público na Paraíba e precisou de um atestado de bons antecedentes para tomar posse no cargo. O documento é expedido pelo Itep e devido à greve ele voltou para o seu município sem levar o atestado.
"Não sei como vai ser para tomar posse no novo emprego. O atestado exigido no edital de convocação não pode ser expedido pelo Itep", disse.
No Itep, de acordo com a direção, estão funcionando apenas flagrante de homicídio, estupro e recolhimento de cadáveres. 

Policiais e servidores do Itep fizeram caravana de Natal a Mossoró 

Os grevistas da Polícia Civil e Itep de Natal realizaram uma caravana para Mossoró na sexta-feira (16), onde fizeram atos de manifestações em parceria com os servidores locais. Em cinco ônibus fretados, os grevistas chegaram a Mossoró para externarem à população suas reivindicações e revoltas com o atual quadro que o Governo e categoria tem se comportado em lados opostos.
Segundo informações repassadas pela direção do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol/RN), a intenção da categoria é chamar a atenção para suas lutas e necessidade de cobrança popular ao Governo do Estado.
"Na quinta-feira passada nós estivemos na Assembleia Legislativa, onde recebemos apoio dos deputados, que falaram sobre os problemas das categorias, além de se comprometerem a formar uma comissão parlamentar para intermediar as negociações com o Governo do Estado", explicou Djair Oliveira, presidente do Sinpol.

Ainda de conformidade com o Sinpol, a vinda a Mossoró foi para dar apoio ao movimento local e explicar à população as razões da greve. "A categoria (Polícia Civil e Itep) não pode ser massacrada pelos desatinos de um governo que não tem compromisso com o povo", concluiu.

Fonte: O Mossoroense
Postado em: 18/08/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...