Veja por que é melhor trabalhar 8h com qualidade do que 12 com a produtividade comprometida
A busca por resultados e a competitividade profissional são
algumas dos fatores que tem levado várias pessoas a dedicarem horas a fio ao
trabalho. Alguns, de tão comprometidos, são conhecidos como workaholics. O
termo em inglês que designa as pessoas viciadas em trabalho, era moda até pouco
tempo atrás. Contudo, as empresas passaram a encarar esse comportamento como um
desequilíbrio prejudicial à saúde do funcionário e aos negócios.
Uma das consequências do excesso de trabalho é o estresse.
Levantamento feito pela Asap, consultoria de recrutamento de executivos,
revelou que 67% dos profissionais entrevistados afirmam que tem a vida pessoal
comprometida pela sobrecarga de trabalho e se consideram vítimas do cansaço e
estresse. A pesquisa ouviu 1.090 profissionais de todo o país, sendo que mais
da metade era formada por executivos com cargo de gerência ou analistas.
A carga horária excessiva, por exemplo, traz muitos
prejuízos para a empresa. Funcionários que faz horas extras custam caro não só
do ponto de vista financeiro. O cansaço e o estresse comprometem a criatividade
e o rendimento dos colaboradores, além de afetar a qualidade de vida. Isso
favorece o aparecimento de diversas doenças e a incidência de licenças médica,
com certeza, aumenta.
Por essa razão, para as empresas, o funcionário ideal passou
a ser aquele que consegue conciliar a carreira com sua vida pessoal. É possível
ter um excelente desempenho no trabalho e ainda ter tempo para a família e o
lazer. Mas é importante lembrar que algumas empresas ainda cobram muito dos
seus funcionários. Não vejo isso como vantagem. Depois de 10 horas seguidas de
trabalho, o rendimento do colaborador cai consideravelmente. Melhor trabalhar
oito horas com qualidade do que 12 horas e ter a produtividade comprometida
pela metade.
Gerenciar o tempo – Muitos profissionais têm a carga horária
de trabalho dobrada por falta de gerenciamento do tempo. De acordo com
especialistas, a internet facilitou a vida das empresas, mas é uma das
responsáveis pela queda de produtividade de muitos profissionais. O hábito de
checar e-mails com freqüência, navegar em sites de notícias e pelas mídias
sociais tornou-se um hábito. Se mal gerenciada, essa mania desvia nossa
atenção, nos afastando das atividades do trabalho, obrigando-nos a estender o
horário de trabalho.
A dica é separar um momento do dia para checar e-mails e dar
aquela espiada nas páginas de relacionamento pessoais como Facebook e Twitter.
Nesses casos, a regra básica é ter bom senso.
Por traz do sucesso – Quanto maior o cargo na empresa, maior
a cobrança. Por essa razão, muitos profissionais em posições de gerência
trabalham o dobro, se afastam do lazer e do convívio familiar e, para darem
conta do recado, abusam do uso de medicamento. Estudo da ePharma, empresa
especializada em planos farmacêuticos corporativos, apontou que os executivos
brasileiros consumiram mais medicamentos para ansiedade e depressão do que para
outras doenças como diabetes e hipertensão.
Uma das drogas preferidas já é uma das mais consumidas no
país: Rivotril. O medicamento, usado no tratamento de depressão, insônia e
crise do pânico. Muitos gestores assumem alta carga de responsabilidade e
precisam passar confiança aos liderados. É uma missão que, mal conduzida, leva
ao estresse. Alguns, infelizmente, recorrem ao uso de medicamentos cada vez
mais forte para suportar a pressão. Nesse caso, é necessária uma auto-avaliação
para saber o que é preciso melhorar e/ou alterar na forma como trabalhamos.
Reconhecer os próprios limites é fundamental.
Trabalho na medida certa
Veja dicas para aumentar a produtividade sem ficar
sobrecarregado no trabalho:
- Faça pausas curtas periódicas durante o dia. Alongue-se e
beba bastante água;
- Praticar atividades físicas periódicas é bom para a saúde,
além de aumentar a produtividade e a eficiência no trabalho;
- Reserve um período do dia (a hora do almoço é mais
aconselhada) para visitar as páginas pessoais nas mídias sociais. O mesmo vale
para os e-mails pessoais;
- Reserve, também, um período do dia para ler e responder os
e-mails corporativos;
- Aprenda a dizer não com assertividade. Concentre-se nas
atividades prioritárias e saiba negociar prazos;
- Não leve trabalho para casa e use os finais de semana para
atividades de lazer. Evite, também, acessar e-mails profissionais nos dias de
folga. Exceto em casos de extrema urgência. Do contrário, use esse dia para
descansar;
- Faça uma autoavaliação. Ao perceber que a saúde está em
risco, faça uma pausa;
- Mantenha um relacionamento harmonioso com os colegas de
trabalho;
- Procure alimentar-se nos horários corretos e busque uma
alimentação balanceada, pausada e sem correria.
Fonte: www.administradores.com.br
Postado por Sebastião Luiz de Mello em: 17/10/2012 às 14:37
Nenhum comentário:
Postar um comentário