Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

domingo, 27 de outubro de 2013

APROVADOS EM CONCURSOS RELATAM DESAFIOS EM ASSUMIR FUNÇÕES

Amanhã, 28 de outubro, celebra-se o Dia do Servidor Público, profissão considerada por muitos como o emprego ideal. Estabilidade financeira e bons salários são alguns dos atributos que fazem com que uma parcela significativa da sociedade dedique boa parte de sua vida para garantir a aprovação em um concurso. Mas engana-se quem pensa que essa aprovação seja o último passo para assumir efetivamente a tão almejada função pública. Os obstáculos são maiores. Exemplos de pessoas que foram aprovadas em certames e aguardam (im)pacientemente a nomeação não faltam.
O hoje funcionário de uma empresa privada Silva Filho é um deles. Convocado há mais de um ano pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) para integrar o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), Silva sente-se frustrado por não poder comemorar o Dia do Servidor Público da maneira como planejava. "A frustração de ainda não ter assumido é pior do que a sensação de ser reprovado em um concurso. A nomeação é um direito justo, uma vez que já fomos submetidos ao Curso de Formação, mas por falta de planejamento do município não posso comemorar o Dia do Servidor Público. Foram criadas expectativas, alimentadas esperanças, e o que nos resta é apenas frustração", desabafa.
Silva Filho é um dos 55 guardas que ainda esperam a nomeação para assumirem efetivamente a função de Guarda Civil Municipal, mesmo já tendo sido submetido a todo o processo previsto no edital de lançamento do concurso. "Tenho a consciência que fiquei na suplência, mas houve a convocação, o curso de formação, estamos prontos para servir à população mossoroense", acrescenta.
O estudante Danillo Lima também é um exemplo de como o serviço público pode ser frustrante antes mesmo da posse. Aprovado em quarto lugar na seleção promovida pelo Banco do Brasil para o cargo de escrituário, o jovem também já foi convocado, porém enfrenta uma série de dificuldades que o surpreenderam negativamente. "Sofri e estou sofrendo inúmeras frustrações. Primeiro, pela demora na convocação e consequente nomeação. O concurso público exige daqueles que o almejam certo desprendimento de esforço e dedicação, que são horas estudo, pesquisa e noites em claro; como se não bastasse, você, após aprovado, espera um tempo considerável, em virtude de todo um trâmite extremamente burocrático que é a convocação, nomeação e entrada em exercício efetivo", descreve.
Ainda segundo Danillo, o fato de precisar se deslocar da cidade para assumir o cargo o tem deixado desanimado "Você acaba sofrendo ainda mais por conta do deslocamento de cidade, muitas vezes de estado, e até de região. Então, você precisa se readaptar a uma nova realidade, uma nova cultura, tudo novo, e isso frustra de certo modo, porque requer uma readaptação rápida e toda uma programação. Para mim, tudo isso tem sido mais sofrível, porque, apesar da boa colocação no certamente, fui mandado para uma cidade distante da minha, pequena e com precárias condições de transporte, além de que, terei que trancar a minha faculdade que já estou no 7º período de Direito na Ufersa. Tenho também uma filha de dois anos, e aí me distanciarei sobremodo, infelizmente", afirma.
Situação semelhante tem vivido a estudante Rayanne Oliveira, aprovada no mesmo certame ao qual Danillo Lima se submeteu. "Fiquei praticamente um ano levando minha vida em função dessa convocação. E isso acabou gerando muita expectativa e estresse. Acreditava que por ter me classificado entre os dez primeiros teria alguma vantagem com relação a localidade. Mas como vimos, os primeiros foram convocados para localidades bem distantes de Mossoró. No meu caso, a cidade não tem a mínima estrutura para receber novos moradores. Tanto que irei morar em uma cidade vizinha", conclui.

 Mais de 150 concursos têm 36,2 mil vagas com inscrições abertas


Pelo menos 159 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas e reúnem 36,3 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 22.854,46 no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Os órgãos que abriram inscrições recentemente são os seguintes: Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Polícia Militar do Espírito Santo, Polícia Militar de São Paulo, Prefeitura de Betânia (PE), Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE) e Prefeitura de Canaã (MG).

Fonte: O Mossoroense
Postado em: 27/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...