Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

domingo, 20 de outubro de 2013

ESPECIALISTAS DÃO DICAS PARA REVISÃO E BONS RESULTADOS NAS PROVAS DO ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá nos dias 26 e 27 deste mês em todo o país. Sete milhões de estudantes se inscreveram para a prova que permite o ingresso para as principais universidades brasileiras.
No Estado, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) oferecem ingresso direto em seus cursos através do Enem. A Universidade Potiguar (UnP) oferece ingresso através do Programa Universidade para Todos (Prouni). A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é a única do Estado que ainda não usa o SiSU como porta de ingresso para seus cursos.
O professor Carlos Augusto, que ministra as disciplinas de matemática e física em um cursinho local, afirma que o segredo para uma boa prova de exatas neste Enem é apostar nas questões relativas a estatística. Para ele, o assunto será bastante explorado.
Sávio Diomedes, que ensina história em um cursinho preparatório para o Enem, esclarece que nas provas de ciências humanas o segredo é apostar na transdisciplinaridade e na interdisciplinaridade.
"O conhecimento cobrado pelas provas hoje não é mais aquela coisa objetiva, fria. É necessário entender o porquê de questões contemporâneas como a comissão da verdade, e suas implicações históricas", diz o professor, que ainda ressalta a importância da tranquilidade nos dias anteriores à prova e na data do exame também. 

PREPARAÇÃO

Nos cursinhos preparatórios de Mossoró, muitos alunos se preparam para tentar fazer a prova pela primeira vez, encarando os medos de uma prova tão importante. A estudante do 3º ano do Ensino Médio Maria Luiza Andrade, 16 anos, comenta que o horário reduzido, e as provas exatas são o seu grande temor. "Meus maiores medos são o tempo, que é curto, deixando a prova cansativa, e as provas de questões exatas, já que tenho uma facilidade maior em humanas."
Alunos que já tiveram a experiência de fazer a prova do Enem comentam que o mais importante é manter a calma e não deixar a pressão interferir na realização da prova. Yan César, estudante de 16 anos, comenta que sua primeira tentativa no Enem foi marcada pela pressão, e espera que a segunda tentativa tenha um resultado mais positivo.
"São 10 horas que definem um ano inteiro de estudo, a dica que eu posso dar é que o concorrente não fique nervoso, se alimente bem e não leve muitas coisas para a hora da prova, prefiro levar apenas uma garrafa d'água do que alimentos que podem distrair ou até causar uma indisposição" diz Yan.

Para Yan, a forma de seleção do Enem, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é muito interessante, pois abre um leque de possibilidades aos estudantes, porém, o sistema utilizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o Processo Seletivo Vocacionado (PSV), ainda é melhor e mais justo.

Fonte: O Mossoroense
Postado em: 20/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...