Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

sábado, 19 de julho de 2014

JUSTIÇA DETERMINA QUE ESTADO AUMENTE EFETIVO POLICIAL NA CIDADE DE BARAÚNA RN

Na sentença, o juiz Cláudio Mendes Júnior determina que o Estado deve “providenciar o aumento do efetivo da PM do município de Baraúna dos atuais 12 policiais para 42.

O Governo do Estado terá que cumprir determinação da Justiça de aumentar o efetivo policial no município de Baraúna. A decisão é do juiz da comarca de Baraúna, Cláudio Mendes Júnior, que condenou o Estado, em Ação Civil Pública de autoria do Ministério Público Estadual, a implementar melhorias na infraestrutura do Pelotão da Polícia Militar do município. 
Na sentença, o juiz determina que o Estado deve “providenciar o aumento do efetivo da PM do município de Baraúna dos atuais 12 policiais para 42; fornecer materiais bélicos (armas e munições) e instrumentos necessários ao policiamento (algemas e rádio comunicador; fornecimento de viaturas em boas condições de uso, que possibilitem o patrulhamento das áreas rurais e estradas vicinais; e local adequado para abrigar os policiais militares, inserindo-se previsão para tanto no primeiro orçamento anual a ser efetivado após o trânsito em julgado da sentença.” 
Na Ação Civil Pública, o Ministério Público Estadual afirma que o sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte, como um todo, “padece de uma terrível chaga que impede o seu eficaz funcionamento, destacando-se dentre os principais problemas do município, o reduzido quadro de policiais militares”. 
Nos argumentos apresentados na Ação Civil, o MP diz que “o Pelotão da Polícia Militar de Baraúna funciona em local impróprio, insalubre e inseguro, inclusive os presos são mantidos no mesmo prédio; as viaturas são em número reduzido e funcionam em péssimo estado de conservação e sem manutenção necessária; faltam materiais essenciais como armas, coletes, algemas, computadores e impressoras”. 
Ao destacar que “o município de Baraúna é um dos mais violentos do Estado, sendo frequente ocorrências de assaltos a agências bancárias e Correios, bem como homicídios,” o MP afirma que o Pelotão da PM funciona com apenas 12 policiais, quando o número mínimo é de 30 policiais. Mas a Secretaria de Segurança e Defesa Social diz que o número necessário de agentes seria de 42.


VIOLÊNCIA EM

BARAÚNA

No dia 15 de janeiro deste ano, comerciantes e empresários que atuam no município de Baraúna se reuniram na Prefeitura para cobrar providências para a insegurança na cidade. Assaltos, homicídios e o tráfico de drogas fazem parte da rotina dos moradores de Baraúna. 
As agências bancárias são os principais alvos de bandos que agem fortemente armados. Um dos casos mais marcantes da falta estrutura policial na cidade aconteceu na madrugada do dia 12 de maio de 2012, quando uma quadrilha fuzilou a fachada da sede da PM local, explodiu a agência do Banco do Brasil e levou grande quantidade de dinheiro do cofre e terminais da agência. A falta de policiamento foi apontada como um dos pontos favoráveis à ação da quadrilha e quase dois anos depois, a situação continua a mesma.
Um dos pontos que favorecem a violência em Baraúna, segundo a delegada Marina Tofolli que responde pela Polícia Civil de Baraúna, é a falta de estrutura das polícias Civil e Militar. Em entrevista concedida ao jornal GAZETA DO OESTE, em janeiro deste ano, a delegada ressaltou que o pouco efetivo policial favorece a ação de bandos que não encontram resistência ao chegar ao município para praticar um crime.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...